Portuguese English
Gruta do Limoeiro
Rod. Pedro Cola, ES 166, Km 15, Castelo-ES.
(28) 9 9986 1542
 Pontos turísticos  
 Consulta para reservas

Preços a partir de
Consulte-nos

Informações
 
 

Situada a 15 quilômetros do centro de Castelo, possui vários salões internos e é considerada a mais importante do Estado, por causa de sua profundidade e de suas formações rochosas de beleza inconfundível.

Em 1984 foi tombada como Patrimônio Histórico do Espírito Santo pelo Conselho Estadual de Cultura, através da Resolução 01/84. Considerada um sítio arqueológico, foi alvo de vários estudos. Uma das equipes, formada por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e coordenada pelo antropólogo Celso Perota, encontrou 11 esqueletos de homens que viveram há aproximadamente 4.500 anos. Descobriu-se que desde o ano de 1.200 a Gruta do Limoeiro foi habitada por índios. No período colonial teria sido habitada por tribos de 

 

Apesar das muitas lendas que cercam a Gruta, o espanhol José Lacerda organizou uma caravana científica destinada a descobrir os mistérios da gruta no ano de 1904. Ao chegar ás proximidades, num monte com elevação entre 70 e 80 metros de altura, encontrou passagens formadas por blocos de granito, em forma de ossos, ligados por escumalhos que formavam colunas que constituíam áreas de pedras em furnas e viadutos. Pelas formas, José Lacerda concluiu que o local recebera um vulcão extinto, também pelos corpos esponjosos existentes, que indicavam a presença de lavras petrificadas.


 
 

 

 

 

Patrimônio Cultural Estadual, a gruta é o mais importante sítio arqueológico da pré-história do Espírito Santo, apresentando vestígios de habitação humana que datam de 4,5 mil anos atrás. Nela já foram realizadas inúmeras expedições e pesquisas científicas.

Habitação dos índios Puri-Coroados, a gruta já foi palco de intensas batalhas entre os habitantes nativos da região e o colonizador branco em busca de riquezas. O mais sangrento deles ocorreu no ano de 1771 e foi favorável aos índios, que impuseram aos invasores uma humilhante derrota, obrigando-os a fugir da região.


Em sua entrada, com mais de seis metros de altura, está a pedra do sino, cujo formato e som metálico que emite justificam o seu nome. Em seu interior as formações rochosas esculpidas pela água ao longo de milhões de anos formam vários salões de beleza inigualável, alguns ainda inexplorados.

A Gruta do Limoeiro possui visitas monitoradas por agentes capacitados. As visitas podem ser agendamento, mas o atendimento também é feito ao turismo espontâneo entre 9h e 16h. O Paiol da Gruta abriga a central de agendamento das visitas à gruta, além dos condutores turísticos devidamente identificados. Lá também é encontrado o que de melhor a região tem para oferecer em produtos agrícolas, agroindústria e artesanato.

Agende sua visita através do telefone (28) 9 9986 1542.

De terça-feira a domingo.

Rod. Pedro Cola, ES 166, Kn 15, Castelo-ES.
 

Mais informações:
www.castelo.es.gov.br
www.descubracastelo.com.br
www.portalcastelo.com.br


 

Fonte: www.castelo.es.gov.br

 


 

 

Comodidades/Atrativos:

Galeria de Imagens
localização
Localização no Google Maps:
Consultas e Reservas
Preencha o formulário abaixo para entrar em
contato diretamente conosco
Nome:  
E-mail:  
Telefone:
Celular:
Endereço:
Chegada:
Partida:
Adultos:
Crianças:*
Informações
Adcionais:
* Caso houver crianças, favor informar a idade delas
Prefere ser
contactado por: