Depois dos problemas criados pela retirada da sinalização turística às margens da BR-262 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a volta das placas começa a ganhar contornos mais definidos. Foi discutido, em uma reunião na manhã desta quarta-feira (16), as regras para a implantação da nova sinalização. Na segunda-feira (14), o Dnit permitiu que novas placas fossem colocadas.
"Essa reunião de hoje (16) foi para fazermos o dever de casa. Teremos que criar algumas regras para recolocar as placas. É preciso que isso seja feito de forma ordenada e coordenada. Neste momento, o empreendedor deve aguardar, já que estamos fazendo um levantamento dos empreendimentos das cidades", explicou o diretor de marketing da Associação Turística de Pedra Azul e Região (ATPA), Antonio Carlos de Almeida, explicando que já está agendada para a próxima semana uma nova reunião para discutir o assunto.
O que já está definido e o que falta discutir
* O Montanhas Capixabas Convention & Vistors Bureau é a associação responsável pela fiscalização das placas que serão colocadas ao longo da via, já que o Dnit apenas chancelará a colocada da sinalização;
* As novas placas deverão seguir um padrão que esteja em consonância com as leis vigentes, ou seja, elas não podem causar poluição visual ou qualquer tipo de problemas na identificação das placas de trânsito;
* Os empreendedores deverão arcar com os custos da sinalização;
* As placas serão, em sua maioria, coletivas e modulares, ou seja, elas estarão em um mesmo ponto, porém separadas uma da outra, em módulos. Locais onde há apenas um estabelecimento poderá ter uma placa individual;
* Somente poderão colocar placas os estabelecimentos associados à ATPA ou ao Convention;
* O próximo passo é definir quais estabelecimentos precisam da sinalização na BR-262. Isso está sendo discutido nas reuniões;
Mapas digitais
Se a sinalização às margens da 262 é, hoje, uma importante aliada para o turista que procura um determinado local, no futuro todo esse processo poderá ser feito pelo computador ou smartphone. Já está sendo pensado para a Região de Montanhas um aplicativo que funcionará como um GPS, mas com muitas informações sobre cada estabelecimento da região. Além da localização em si, o programa trará horário de funcionamento do estabelecimento, o que é produzido no local, rotas mais curtas para chegar até lá e até as características da região onde o empreendimento está instalado.
"Estamos trabalhando esse aplicativo junto com o governo do Estado e o Sebrae. O programa sozinho, no entanto, não é solução, já que é preciso uma internet 3G rápida, o que ainda não tempos", explicou o diretor de marketing da ATPA, adiantando que ainda não há data para que o novo programa entre no ar.